Parâmetros ergonômicos e operacionais de um conjunto trator-escarificador em função da rotação do motor e pressão interna dos pneus
Resumo
Apesar da série de vantagens que o conjunto trator-escarificador apresenta, o mesmo não possuí amortecedores e alguns não são cabinados o que pode resultar em níveis elevados de vibração e ruído ao operador. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o ruído, vibração, consumo horário de combustível e patinagem de um conjunto trator-escarificador operando em diferentes rotações do motor e pressões de insuflação das rodas motrizes. Os níveis de ruídos foram efetuadas por um medidor de pressão sonora digital posicionado próximo ao ouvido esquerdo do operador. A vibração longitudinal e vertical no posto de operação foram obtidas por dois acelerômetros uniaxiais instalados perpendiculares entre si, embaixo do assento do operador. O consumo de combustível foi obtido por meio de um fluxômetro instalado no sistema de alimentação da máquina. Já a patinagem foi calculada através da mensuração da velocidade rotacional e translacional do conjunto. O experimento foi disposto em um delineamento inteiramente casualizado, adotado um esquema fatorial (3x3), sendo 3 pressões interna do pneu (83; 103; 124 kPa) e três rotações do motor (1.600; 1.900; 2.300 rpm), totalizando 9 tratamentos com 4 repetições cada. Os dados foram analisados por meio de regressão linear. A rotação do motor e a pressão interna dos rodados influenciaram de forma significativa no ruído, vibração vertical e consumo horário. A partir dos resultados é indicado que na operação de escarificação o trator trabalhe no menor regime de rotação obtendo assim menores valores de vibração vertical e menor consumo de combustível.
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