Crestamento abiótico em mudas de clones de guaranazeiro sob condiçíµes de encharcamento na região central do Estado do Amazonas
Resumo
Em solos encharcados, ocorre o aumento dos teores de ferro (Fe) e manganês (Mn) disponíveis no solo, podendo ocasionar anomalias foliares, como observado em diferentes clones de guaranazeiro [Paullinia cupana var. sorbilis (MART.) DUCKE], em Manaus-AM. Com o objetivo de detectar essas alterações visuais, foram avaliadas mudas dos clones de guaranazeiro CMA 347, CMU 613, CMU 626 e CMU 871 cultivadas em condições de viveiro no período de alta quantidade de chuva na região Amazônica. Selecionaram-se mudas com e sem sintomas de crestamento para diagnósticos fitopatológicos, fertilidade do solo (pH, P, K+, Ca2+, Mg2+, Na+, Al3+, H++Al3+, Cu2+, Fe2+, Mn2+ e Zn2+) e estado nutricional (N, P, K, Ca, Mg, S, Na, B, Cu, Fe, Mn e Zn). Verificou-se que os clones CMU 613 e CMU 871 foram sensíveis ao encharcamento, acarretando crestamento foliar com maior acúmulo de Fe e Zn nas folhas. Os teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, Na, B, Cu e Zn não foram influenciados pelas condições de encharcamento do solo e anomalia foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista. Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista e à ajustes ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e do periódico. A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).