Dormência de sementes e efeito da temperatura na germinação de sementes de Bauhinia forficata

  • Elenize Silva Costa
  • Antônio Lucrécio dos Santos Neto
  • Renato Nunes Costa
  • José Vieira Silva
  • Ademária Aparecida de Souza
  • Valdevan Rosendo Santos

Resumo

O mororó (Bauhinia forficata Link) é uma espécie florestal da Caatinga que pode ser utilizada nos programas de reflorestamento. No entanto, para o reflorestamento possuir êxito são necessários estudos iniciais sobre a germinação das sementes, as quais podem apresentar impedimentos germinativos ou exigir faixas ótimas de temperatura para maximizar o processo de germinação.Por causa da importância dessa espécie e a escassez de estudos de germinação, realizou-se essa pesquisa com o objetivo de estudar a eficiência de tratamentos pré-germinativos e a influência da temperatura na germinação das sementes de mororó. Foram realizados dois experimentos na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, em delineamento inteiramente casualizado, sendo o experimento 1 com quatro repetições de 25 sementes e o experimento 2 com cinco repetições de 25 sementes. No primeiro experimento as sementes receberam os seguintes tratamentos pré-germinativos:imersão em água a 80 °C por 2 e 5 min; escarificação química por 5, 10 e 15 min; escarificação mecânica;  embebição em água destilada; e a testemunha, analisando-se as variáveis: percentagem de germinação (GER), índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), emergência (EMER), índice de velocidade de emergência (IVE) e tempo médio de emergência (TME). No segundo experimento avaliou-se o efeito de diferentes temperaturas (15, 20, 25, 30, 35, e 40 °C) nas variáveis relacionadas à germinação (GER, IVG e TMG). A imersão das sementes em ácido sulfúrico por 5, 10 e 15 min e as temperaturas entre 24,3 e 26,7 °C proporcionam eficiente processo germinativo das sementes de mororó. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenize Silva Costa
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda em Produção Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns
Antônio Lucrécio dos Santos Neto
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Fitotecnia/Sementes pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Fitotecnia/Sementes pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente sou professor Adjunto do Curso de Agronomia do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, responsável por lecionar disciplinas relacionadas a culturas agrícolas e tecnologia de sementes.
Renato Nunes Costa
Estudante de Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
José Vieira Silva
Graduado em Agronomia (1994) pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado (1998) e doutorado (2003) em Agronomia/Fitotecnia pela mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) e dos Cursos de Pós-Graduação (nível Mestrado) em Agronomia, Programa Agricultura e Ambiente (Campus Arapiraca) e Programa Produção Vegetal (CECA-UFAL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase ao estudo da ecofisiologia de plantas cultivadas e de plantas nativas submetidas a ambientes sob condições adversas. Atua como pesquisador na área de produção vegetal e de ecofisiologia do estresse (hídrico e salino), visando a seleção de materiais genéticos com maior tolerância ao déficit hídrico e a salinidade. Pesquisador do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradas (CRAD) do Baixo São Francisco, da Universidade Federal de Alagoas.
Ademária Aparecida de Souza
Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Lavras (2002), especialização em Matemática e Estatistica pela Universidade Federal de Lavras (2005), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Valdevan Rosendo Santos
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação.
Publicado
2013-03-12
Seção
Artigos Científicos