Extrato da alga Ascophyllum nodosum (L.) Le Jolis no desenvolvimento vegetativo e na produção do tomateiro

  • Renata Koyama
  • Marcelle Michelloti Bettoni
  • Cinthia Roder
  • Adriane Marinho de Assis
  • Sérgio Ruffo Roberto
  • Átila Francisco Mógor

Resumo

Biofertilizantes a base de extrato de alga marinha podem substituir os fertilizantes sintéticos convencionais permitindo sua utilização na agricultura orgânica. O objetivo foi avaliar o efeito do extrato de alga Ascophyllum nodosum (L.) Le Jolis no desenvolvimento vegetativo e na produção do tomateiro (Lycopersicon esculentum). O experimento foi conduzido em ambiente protegido e a campo utilizando-se a cultivar Piccolo F1. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições em arranjo fatorial 5 × 2 × 5 (cinco combinações de doses e frequências de aplicação de extrato de alga, dois ambientes: cultivo protegido e campo e 5 datas de avaliação) para as variáveis diâmetro médio do caule, número médio de folhas, teor relativo de clorofila, já para as demais variáveis o delineamento foi em esquema fatorial 5 × 2 (cinco combinações de doses e frequências de aplicação de extrato de alga, dois ambientes). Foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro do caule, teor relativo de clorofila da folha, número de folhas, massa média dos frutos, número de frutos, diâmetro longitudinal e transversal dos frutos, comprimento da ráquis e produção média. Verificou-se que a dose de 0,3% de extrato de alga em cultivo protegido e a campo, aplicados a cada quinze dias proporcionou o aumento da produção, sem alterar as características dos frutos e o crescimento vegetativo da planta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Koyama
Engenheira Agrônoma, Mestranda em Agronomia, Área de Concentração em Fitotecnia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), CP 6001,  86051-990, Londrina, PR. 
Marcelle Michelloti Bettoni
Engenheira Agrônoma, Doutoranda em Agronomia, Área de Produção Vegetal, Depto. Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.
Cinthia Roder
Engenheira Agrônoma, Doutoranda em Agronomia, Área de Produção Vegetal, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.
Adriane Marinho de Assis
Engenheira Agrônoma, Doutora, Professora do Departamento de Agronomia, UEL.
Sérgio Ruffo Roberto
Engenheiro Agrônomo, Doutor, Professor Associado, Departamento de Agronomia, UEL.
Átila Francisco Mógor
Engenheiro Agrônomo, Doutor, Professor Adjunto, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, UFPR.
Publicado
2012-11-21
Seção
Artigos Científicos