Anatomia ultrassonográfica de fígado, baço e trato urogenital em jiboias

  • Rafael dos Santos de Andrade
  • Frederico Ozanan Barros Monteiro
  • Ana Sílvia Sardinha Ribeiro
  • Luis Augusto Araújo dos Santos Ruffeil
  • Paulo Henrique Gomes de Castro

Resumo

 

 O interesse econômico tem levado à melhoria das técnicas de manejo das criações de serpentes em cativeiro. A demanda por indivíduos regularizados, para criação como animais de companhia, torna-se um desafio para o Médico Veterinário, que dispõe de poucas informações, quando comparadas à quantidade de dados existentes sobre a clínica e o manejo de animais de companhia. Existem diversos registros na literatura sobre a morfofisiologia de répteis; entretanto, há poucos relatos quanto à descrição de sua anatomia ultrassonográfica e, menos ainda, sobre serpentes. Dessa forma, com este artigo, pretende-se fornecer informações referentes à anatomia ultrassonográfica de jiboias (Boa constrictor), abordando tópicos sobre a morfofisiologia dos órgãos mais estudados do ponto de vista ultrassonográfico. A ultrassonografia caracteriza-se por ser uma técnica não invasiva valiosa e que fornece informações em tempo real sobre a morfofisiologia do órgão avaliado, mostrando-se vantajosa para o diagnóstico de gestação em serpentes, bem como para a avaliação das estruturas mais comumente estudadas, como sistema hepático, renal e genitourinário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos de Andrade
Médico Veterinário, discente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia - PPGSPAA
Frederico Ozanan Barros Monteiro

Médico Veterinário pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (FAVET/UECE), MSc. e Dr. em Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Jaboticabal

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Instituto da Saúde e Produção Animal - ISPA

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501

Bairro: Montese Cep: 66.077-530

Belém-Pará-Brasil Fone:+55(91)32105261

fredericovet@hotmail.com

Ana Sílvia Sardinha Ribeiro
Médica Veterinária, Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia.
Luis Augusto Araújo dos Santos Ruffeil

Biomédico pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão de Recursos Naturais (Universidade do Estado do Pará). Mestre em Zoologia (Museu Paraense Emílio Goeldi/Universidade Federal do Pará)

Paulo Henrique Gomes de Castro

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Ecoetologia (Universidade Federal do Pará)

Publicado
2012-07-26
Seção
Artigos de Revisão

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)