Estudo do espectro de gotas produzidas nas pulverizaçíµes aérea e terrestre na cultura da batata*

  • Mariana Rodrigues Bueno
  • João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha
  • Guilherme Sousa Alves

Resumo

 

 A uniformidade e o tamanho das gotas produzidas durante a pulverização e a correta deposição destas no alvo contribuem diretamente para o sucesso de uma aplicação de produtos fitossanitários. Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o jato aspergido em pulverizações aérea e terrestre na cultura da batata, complementadas com a utilização de adjuvante na calda de aplicação. O experimento foi realizado em duplicata em lavouras comerciais de batata, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6 × 2, sendo seis formas de aplicação (aérea, com 15 e 30 L ha–1, empregando-se atomizador rotativo, e terrestre, utilizando-se pontas de jato plano duplo com indução de ar e jato cônico vazio, com 200 e 400 L ha–1 cada uma) e duas composições de calda (água e água mais o adjuvante fosfatidilcoline + ácido propiônico). O espectro de gotas foi avaliado por meio de imagens de papéis hidrossensíveis. Os menores tamanhos de gotas e amplitudes relativas foram produzidos pelas aplicações aéreas; em contrapartida, os maiores diâmetros de gotas e a menor percentagem de gotas menores que 100 μm foram obtidos com a utilização das pontas de jato plano duplo com indução de ar. A utilização do adjuvante não interferiu no diâmetro da mediana numérica e volumétrica, na amplitude relativa e na porcentagem do volume de gotas menores que 100 μm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Rodrigues Bueno
Engenheira Agrônoma, Mestre em Fitotecnia, Professora Substituta da disciplina de Mecanização Agrícola, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia.
João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha
Professor Doutor da disciplina de Mecanização Agrícola, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia.
Guilherme Sousa Alves
Graudando em Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2012-04-19
Seção
Artigos Científicos