CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO SOLO, MATÉRIA SECA E ACUMULAÇÃO DE MINERAIS NAS RAÍZES DE ADUBOS VERDES, EM RESPOSTA AO CALCÁRIO E AO FÓSFORO
Resumo
Pesquisas com leguminosas utilizadas como adubos verdes se intensificaram nos últimos anos, no entanto, estudos do sistema radicular como fornecedor de biomassa e de nutrientes têm sido escassos. Com o objetivo de avaliar o efeito da calagem e do fósforo sobre as características químicas do solo, a produção de biomassa e nutrição mineral do sistema radicular de espécies de adubos verdes, realizou-se um experimento num Latossolo Amarelo de Belém (PA). Utilizou-se um delineamento em blocos ao acaso com 4 repetições, em esquema fatorial 3x3x3. Os fatores constituíram de três espécies, três doses de P (0, 25 e 45 mg dm-3) e três doses de calcário (0; 4 e 8 t ha-1). Foram semeadas quatro sementes por vaso, procedendo-se o desbaste para duas plantas dez dias depois do semeio. Colheram-se as plantas 60 dias após a germinação. A calagem aumentou os valores de pH, a disponibilidade de P, Ca e Mg no solo e seus teores nas raízes, bem como as quantidades acumuladas dos nutrientes estudados e a produção de biomassa do sistema radicular e diminuiu o Al trocável do solo. Aumentos expressivos na disponibilidade de P foram proporcionados pela interação das doses de fósforo com a calagem, se refletindo em maiores teores e acúmulos no sistema radicular das leguminosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista. Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista e à ajustes ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e do periódico. A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).