Políticas públicas para a produção de fibras vegetais e a indústria de aniagem no Amazonas

  • Karine da Silva Araújo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
  • Henrique dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

O Amazonas é o principal estado brasileiro produtor de fibras de juta (Corchorus capsularis L.) e malva (Urena lobata L.) que servem de insumo para a indústria regional de aniagem. Essa atividade econômica teve seu apogeu na década de 1960, e começou a dar sinais de declínio na década de 1980, devido à perda de competitividade do seu principal produto industrial – a sacaria – para as fibras sintéticas. Mais recentemente, devido ao crescente interesse por alternativas de desenvolvimento sustentável, as atividades econômicas de base orgânica que promovam a conciliação entre a conservação do ambiente e a utilização econômica sustentada dos recursos naturais começam a ser mais valorizadas. No entanto, materiais renováveis, como as fibras naturais de juta e malva vêm perdendo participação nos mercados. Os fatores internos e externos que limitam a cadeia produtiva dessas fibras e as oportunidades e ameaças ao setor foram analisados a partir da percepção dos diferentes grupos de interesses dessa atividade. A efetividade das principais políticas públicas de fomento ao setor foi analisada tomando-se como base seus resultados práticos no último decênio. Os resultados obtidos neste estudo apontam que a falta de inovação tecnológica e a instabilidade das políticas setoriais aliadas à ausência de planejamento público estratégico são parcialmente responsáveis pelos prejuízos acumulados pelos produtores agrícolas e indústrias locais. Para corrigir as falhas de governança das políticas públicas de modo que estas proporcionem de fato o soerguimento desta cadeia produtiva, medidas estruturais corretivas e ações coordenadas entre agricultores, indústrias e os poderes públicos são necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine da Silva Araújo, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Amazonas (2008), Especialista em Gestão e manejo ambiental em sistemas agrícolas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010), Mestre em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012). Atuou de 2007 a 2014 na Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas em várias funções estratégicas. Em seguida, atuou como bolsista de pesquisa em Inovação pelo Programa Inova Talentos do IEL/CNPq até 2015. Atualmente iniciando Doutorado em políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ.
Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsylvania State University (1999). Atualmente é professor associado IV da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde coordena o programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia (www.ppgcasa.ufam.edu.br), professor e pesquisador conveniado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ribeirinhas, Amazônia, manejo de recursos naturais, extrativismo e políticas de gestão ambiental.

Referências

BONFIM, Ronaldo F. S. As fibras sintéticas e o futuro da economia da Juta. Rio de Janeiro: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia / Ministério do Interior, 1968.

CASTRO, A. M. G.; LIMA, S. M. V. Curso sobre prospecção de demandas de cadeias produtivas. Brasília: EMBRAPA. 2004, 26p.

CAVALCANTI, Mônica M. de. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais – Uma abordagem conceitual. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2001.

DEMPSEY, James M. Juta. Manaus: Codeama (Estudos específicos – 4). 1956, 56p.

DINIZ, Eli. “Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90”. In: Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, volume 38, no 3, 1995. p. 385-415.

FERREIRA, Filipe E. M. et al. O modo de governança como fator crítico de sucesso das políticas públicas ao nível local. 2012.

HOMMA, Alfredo K. O. A civilização da juta na Amazônia: expansão e declínio. Brasília: In CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, Anais, 1995.

_________. A imigração japonesa na Amazônia: sua contribuição ao desenvolvimento agrícola. Belém: EMBRAPA Amazônia Oriental, 2007.

IFIBRAM, Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia. Carta do setor (arquivo pessoal). Belém, 2002.

PAST, Programa Livre para Análise Multivariada. Metodologia de análise multivariada Análise de Correspondência. http://folk.uio.no/ohammer/past/, 2012.

PINHEIRO, Wallace. M. Declínio da produção rural e seu impacto na economia. Faculdade de Estudos Sociais / Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 1995.

_________. Análise conjuntural do mercado de Juta e Malva no Estado do Amazonas. Manaus: Relatório Técnico – SEPROR. 2004, 14p.

RAPIDBI. SWOT analysis. http://rapidbi.com/created/SWOTanalysis.html#Definition, 2010. Acesso em 25/10/2010.

SABBÁ, J. O quadro de crise do sistema de Juta/Malva e suas possíveis alternativas de soerguimento. Manaus: UFAM. 1993, 14p.

SILVA, J. A. da. Algumas considerações sobre a comercialização da juta/malva no Amazonas. Monografia, Departamento de Ciências Agrárias / Fundação Universidade do Amazonas, Manaus, Amazonas. 1983, 56p.

SILVA, S. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega. 1986.

SORENSEN, Eva; TORFING, Jacob. “The democratic Anchorage of governance networks”, Scandinavian Political Studies, 28(3), 2005, p. 195-218.

SOUZA, Narda. M. C. de. A trajetória da companhia têxtil de Castanhal: a mais pura fibra amazônica. Dissertação de mestrado, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos / Universidade Federal do Pará, Belém, Pará. 2008, 194p.

SUSIGAN, W. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, Ed. Unicamp. 2000.

WEISS, C. H. “Have we learned anything new about the use of evaluation?”. American Journal of Evaluation, 19, (1), 1998, p. 21-34.

Publicado
2017-10-12
Seção
Artigos Científicos