Estado nutricional de cafeeiros comerciais após aplicações de lodo de esgoto como condicionador do solo

  • Daniela Ribeiro Martins Expurga Guaçu Ltda
  • Otávio Antonio de Camargo Instituto Agronômico de Campinas
  • Leônidas Carrijo Azevedo Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Victor Sanches Ribeirinho Instituto Agronômico de Campinas
  • Cristiano Alberto de Andrade Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Resumo

 O lodo de esgoto apresenta potencial para uso na cultura do café pois é rico em matéria orgânica e nutrientes, principalmente nitrogênio, fósforo e alguns micronutrientes como o zinco, atuando também como condicionador de solo. O objetivo com este trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de lodo de esgoto sobre a fertilidade do solo, o estado nutricional do cafeeiro e produtividade em uma plantação comercial de café. O trabalho foi realizado em uma fazenda comercial com a variedade de café Acaiá IAC-474, já em produção, durante dois anos agrícolas. Os talhões foram agrupados conforme as doses e frequências de aplicação de lodo de esgoto. Foram coletadas amostras de solo para análise de fertilidade e amostras de folhas para diagnose foliar e cálculo do DRIS. Os atributos químicos do solo (exceto o enxofre), bem como os teores de nutrientes nas folhas, estiveram dentro de níveis normalmente encontrados para a cultura do café, independentemente das doses de lodo de esgoto usadas. Estes resultados sugerem a possibilidade de uso deste produto como condicionador de solo na cafeicultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Martins, Expurga Guaçu Ltda
Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical.
Otávio Antonio de Camargo, Instituto Agronômico de Campinas

Pesquisado no Centro de Solos e Recursos Agroambientais.

Química do Solo, Uso de resíduos na agricultua. 

Leônidas Carrijo Azevedo Melo, Universidade Federal de Viçosa
Professor adjunto do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras, onde atua na área de Fertilidade do Solo.
Victor Sanches Ribeirinho, Instituto Agronômico de Campinas
Doutorando no Centro de Solos e Recursos Agroambientais. Uso de resíduos na agricultura.
Cristiano Alberto de Andrade, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente. Química e Fertilidade do Solo, com ênfase em: matéria orgânica do solo, uso de resíduos.

Referências

BETTIOL, W.; CAMARGO, O. A. de. Lodo de esgoto: Impactos na Agricultura. Jaguariúna, SP. EMBRAPA Meio Ambiente. 2006. 349p..

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução no. 375 de 29 de agosto de 2006. Define critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

COSCIONE, A. R.; NOGUEIRA, T. A. R.; PIRES, A. M. M. Uso agrícola de lodo de esgoto: Avaliação após a resolução no 375 do CONAMA. Botucatu: FEPAF. 2010. 407p.

FARNEZI, M. M. M.; SILVA, E. B.; GUIMARÃES, P. T. G. Diagnose nutricional de cafeeiros da Região do Alto Jequitinhonha (MG): Normas DRIS e faixas críticas de nutrientes. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v. 33, p. 969-978, 2009

MALAVOLTA, E.; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. de. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. 2. ed. Piracicaba: Potafós, 1997. 319p.

MELO, W.J.; MARQUES, M.O.; SANTINATO, G. CHELLI, R.A.; LEITE, S.A.S. Efeitos de doses crescentes de lodo de esgoto sobre frações da matéria orgânica e CTC de um latossolo cultivado com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciência do Solo. v. 18, p.449-455, 1994.

OLIVEIRA, F. C.; MATTIAZZO, M. E.; MARCIANO, C. R.; ROSSETO, R. Efeitos de aplicações sucessivas de lodo de esgoto em um latossolo amarelo distrófico cultivado com cana-de-açúcar: carbono orgânico, condutividade elétrica, pH e CTC. Revista Brasileira de Ciência do solo. v. 26, p.505-519, 2002.

PARTELLI, F.L.; MONNERAT, P.H., VIANA, P.A. Estabelecimento de normas DRIS em cafeeiro conilon orgânico ou convencional no estado do Espírito Santo Revista Brasileira de Ciência do solo, v. 30, p. 443-451, 2006.

PAVAN, M. A. Avaliação de esterco de bovino biodigerido e curtido na fertilidade do solo e na nutrição e produção do cafeeiro. Londrina: Instituto Agronômico do Paraná, 1993. 16 p.

RAIJ, B.V.; ANDRADE, J.C.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A. (Eds). Análise química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto Agronômico, 2001. 285p.

RAIJ, B.V.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2. ed. rev. atual. Campinas: Instituto Agronômico; Fundação IAC, 1997. 285p.

REIS Jr., R.A.; CORRÊA, J.B.; CARVALHO, J.G., GUIMARÃES, P.T.G. Diagnose nutricional de cafeeiros da região sul de Minas Gerais: Normas DRIS e teores foliares adequados. Revista Brasileira de Ciência do solo, v. 26, p. 801-808, 2002.

RIBEIRO, A. C.; GUIMARÃES, P. T. G.; ALVAREZ, V. V. H. (Eds.). Recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª aproximação. Viçosa:Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1999. 359 p.

ROCHA, M.T.; SHIROTA, R. Disposição final de lodo de esgoto. Revista de estudos ambientais, v.1, n.3, p. 1-25, set./dez. 1999.

ROLIM, G. S.; CAMARGO, M. B. P.; LANIA, D. G.; MORAES, J. F. L. Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite e sua aplicabilidade na determinação de zonas agroclimáticas para o Estado de São Paulo. Bragantia, v.66, n.4, p.711-720, 2007

ROS, C,O. da.; AITA. C.; CERETTA, C.A. FRIES, M.R. Lodo de esgoto: efeito imediato no milheto e residual na associação aveia-ervilhaca. Revista Brasileira de Ciência do solo. v.17, 257-261, 1993.

SIMONETE, M. A.; KIEHL, J. de. C. Extração e fitodisponibilidade de metais em resposta à adição de lodo de esgoto no solo. Scientia Agrícola, v.59, n.3, p.555- 563, 2002.

USEPA. United States Environmental Protection Agency. Test method for evaluanting solid wast. Report number SW-846. Washington, 1986.

VAZ, L.M.S.; GONÇALVES, J.L.M. Uso de biossólidos em povoamento de eucalipto: efeito em atributos químicos do solo, no crescimento e na absorção de nutrientes. Revista Brasileira de Ciência do Solo, n.26, p.747-758, 2002.

Publicado
2016-01-06
Seção
Artigos Científicos