Prevalência e características morfológicas da Eimeria caprina (Apicomplexa:Eimeriidae) em caprinos leiteiros naturalmente infectados de uma criação localizada na microrregião Nova Friburgo, RJ
Resumo
Fezes de caprinos reprodutores, fêmeas gestantes ou lactantes, fêmeas secas e cabritos até seis meses de idade. provenientes de uma criação leiteira localizada na microrregião Nova Friburgo (RJ), foram examinadas para pesquisa de Eimeria caprina. Os oocistos dessa espécie mediram 27,14±2,31 p.m por 18,48±1,9Opm. A eliminação de oocistos foi baixa e associada ao manejo, alimentação e estado fisiológico dos hospedeiros. Não houve correlação entre as condições climáticas (temperatura e umidade relativa) e o parasitismo que foi avaliado pela eliminação de oocistos nas fezes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista. Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista e à ajustes ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e do periódico. A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).